O que é o Algoritmo do Instagram e como ele funciona
O algoritmo do Instagram é um sistema de captação de dados automático e de inteligência artificial que está por trás do Instagram.
Ele tem o papel de interpretar o comportamento das pessoas que estão dentro da plataforma, entendendo o que essas pessoas mais gostam para mostrar para elas postagens que sejam de maior interesse.
Se você curte postagens de cachorrinhos fofos, por exemplo, a tendência de posts de cachorrinhos fofos aparecerem para você é muito grande pois o Instagram entende que esse é um assunto do seu interesse e sabe que se ele te mostrar isso, você vai passar horas babando vendo um cachorrinho mais fofo que o outro passando na sua timeline!
Não é mágica! É inteligência artificial.
Um belo dia você entrou na internet e começou a pesquisar sobre bolsas!
De repente por um passe de mágica essas bolsas e mais outras parecidas com essa começam a aparecer pra você em forma de anúncios!
Você vê que aquela bolsa incrível está com uma super condição especial para quem clicar no link e comprar naquela hora, e aí o que você faz? Clica no Link e Compra!
Aí a mágica acontece! O Anunciante da bolsa vende e lucra com isso. Então ele faz mais anúncios para vender mais e lucrar mais, pagando cada vez mais caro ao Instagram para fazer isso!
Desta forma, quanto mais tempo você fica na plataforma, mais anúncios você vê!
E quanto mais anúncios você vê, maiores a chances de você comprar alguma coisa pois o Instagram como qualquer outra empresa precisa lucrar com a plataforma; e a forma de se fazer isso hoje é através das empresas que anunciam na rede social!
Compreendemos então que quanto mais pessoas tiverem contato com os anúncios veiculados no Instagram, melhor para o anunciante e portanto, melhor para o Instagram, conforme ilustrado abaixo:
Então para que serve o cachorro fofo?
O Cachorro fofo e todos os outros conteúdos existentes no Instagram servem unicamente para prender nossa atenção na plataforma!
São eles que fazem com que ao invés de passar cinco minutos no Instagram e ser impactados por três anúncios, por exemplo, gastemos três horas do nosso dia e vemos mais de 40 anúncios.
Tudo isso por culpa do Algoritmo do Instagram e do cachorro fofo!
Seja um Cachorro Fofo!
Sim! O seu perfil precisa prender a atenção dos usuários do Instagram assim como um cachorro fofo!
Quanto mais tempo as pessoas passam no seu perfil, maior é a sua importância para o Instagram pois enquanto as pessoas estão “presas” em seus conteúdos, mais anúncios elas vão ver entre uma postagem e outra.
Isso significa que mesmo indiretamente, você está fazendo o Instagram ganhar dinheiro com o seu perfil e sabendo disso ele irá mostrar o seu perfil para mais pessoas porque ele considera o seu conteúdo relevante.
Mas se ao contrário, as pessoas chegam no seu perfil e não gostam do que vêem, saindo do seu perfil rapidamente, sem interagir com você, o algoritmo entende que seu conteúdo não é bom, que as pessoas não querem te ver, não querem consumir seus conteúdos e por isso ele mostra seus conteúdos para um público menor.
Resumindo: o algoritmo do Instagram quer que o usuário encontre o que ele mais deseja, o mais rápido possível na plataforma para assim permanecer o maior tempo possível dentro dela!
Os 05 princípios básicos do Algoritmo do Instagram
Na prática o Algoritmo do Instagram é baseado em 05 princípios básicos:
- Cronologia ou temporalidade
- Frequência
- Interesses
- Engajamento
- Relacionamento
Cronologia e Frequência no Algoritmo do Instagram
No início do Instagram quando ainda existiam poucos usuários na plataforma, a ordem cronológica (de tempo) de postagens para o feed era muito importante.
Com as últimas atualizações isso foi perdendo força na plataforma mas o aplicativo ainda leva em consideração que os usuários querem ver conteúdos atualizados cada vez que usam a rede social.
Por isso, os posts não aparecem na ordem do tempo em que foram postados, mas ainda seguem uma lógica de tempo, sendo isso um dos critérios do algoritmo.
Assim, posts mais antigos vão perdendo a força com o passar do tempo e serão mostrados cada vez menos para os seguidores.
Por isso, manter a frequência e ter conteúdos sempre atualizados é importante na hora de usar o Instagram de forma profissional.
Interesses no Algoritmo do Instagram
Saber o que você gosta e o que você não gosta é um dos maiores patrimônios do Instagram.
O algoritmo consegue perceber isso pela forma como você se comporta dentro da plataforma.
Se você curte muitos posts de cachorro, assisti vários vídeos de gatinhos fofos, comenta em vídeos de empreendedorismo e salva tutoriais de Canva por exemplo, o algoritmo entende que deve dar prioridade a esses temas no seu feed.
E não é bruxaria, é tecnologia! O algoritmo consegue reconhecer o conteúdo das imagens em posts.
Então se você quer receber conteúdos de um determinado assunto no seu Feed, curta e comente em posts de contas que fornecem esse tipo de conteúdo para deixar claro para o algoritmo que aquele conteúdo te interessa.
Isso também vale para os seus seguidores, se eles interagem com você curtindo e comentando seus posts, o algoritmo entende que você é importante para eles e te mostra mais para essas pessoas!
Por isso o engajamento no Instagram é tão importante!
Mas lembre-se: te mostrando conteúdos do seu interesse, o Instagram consegue te prender mais tempo na plataforma e, de quebra, te mostrar mais anúncios.
Engajamento no Algoritmo do Instagram
O engajamento é, com certeza, o fator mais importante para o algoritmo do Instagram.
Quando mais as pessoas engajam com você, mais o Instagram entende que você é importante para elas, fazendo com que seu perfil apareça com mais frequência em seu Feed.
Não é a toa que cada dia mais o Instagram insere mais botões de interação nos Stories que prendem a atenção do usuário e leva-o a interagir cada vez mais com a plataforma de forma dinâmica e interativa.
Existem várias métricas de interação no Instagram hoje, as principais são:
- Curtidas;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- Salvamentos;
- Marcações;
- Mensagens no Direct;
- Visualização de vídeos;
- Clicks no Link da Bio;
- Visitações de perfil;
- Visitações nas fotos antigas ;
- Visualizações no feed ;
- Cliques em botões;
- Tempo de retenção (tempo que você gasta vendo um post);
- Visualização, reação e interações nos Stories.
Métricas dos Stories do Instagram
Nos Stories a métrica mais valiosa é o número de visualizações, além da taxa de rejeição (que é quando o usuário arrasta para outro perfil sem ver todos os posts) e da taxa de repetições (quando o usuário assiste seus stories várias vezes).
Os recursos interativos dos stories como respostas, reações sociais e interações com figurinhas (enquetes, perguntas e testes, por exemplo) também são muito importantes para aumentar seu engajamento.
Relacionamento no algoritmo do Instagram
Você já deve ter percebido que os posts de pessoas próximas de você e de suas marcas preferidas sempre aparecem logo de cara quando você abre o Instagram né?
Isso acontece porque o Algoritmo do Instagram analisa os perfis com os quais você se relaciona mais para melhorar sua experiência na plataforma te mostrando aquilo que ele entende que você gostaria de ver.
Essa análise é feita por meio das interações que você tem com essas pessaos na plataforma.
Comentários, salvamentos, compartilhamentos, envio de mensagens por direct, marcações nas fotos, quais stories você mais responde…
Tudo isso mostra para o algoritmo quais são seus perfis favoritos.
Fazer com que você veja com prioridade os posts que mais te interessam é um dos objetivos da plataforma para te manter lá dentro.
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Profissional exemplar, entrega o que promete e vai além com muita dedicação, profissionalismo, empatia e de uma didática rara de se ver.🥰🥰 Não é só um curso, é uma transformação de consciência que permite ao aluno avançar e alavancar suas estratégias de uso do Instagram.
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An interesting discussion is definitely worth comment. There’s no doubt that that you should write more about this topic, it may not be a taboo matter but generally people do not speak about these subjects. To the next! Many thanks!!
Tradução: Uma discussão interessante definitivamente vale a pena comentar. Não há dúvida de que você deveria escrever mais sobre esse assunto, pode não ser um assunto tabu, mas geralmente as pessoas não falam sobre esses assuntos. Para o próximo! Muito Obrigado!!