Como criar uma identidade visual para sua marca no Instagram.

Como criar sua paleta de cores e Identidade Visual no Instagram

O Instagram é uma das maiores avenidas virtuais do mundo onde você pode hospedar o seu negócio!

E assim como seus clientes e futuros clientes estão por lá, seus futuros concorrentes também estão por isso você precisa se diferenciar  e o primeiro passo para isso é criar uma marca autênctica.

As pessoas já estão cansadas de ver sempre mais do mesmo dentro das redes sociais, e quando você se diferencia através de uma marca autêntica, consegue chamar a atenção do seu público e portanto, vender mais.

Para criar uma marca autêntica você precisa investir em uma identidade visual forte, o que inclui a criação de sua identidade visual e paleta de cores.

Como criar uma marca inesquecível no Instagram.

Existem dois elementos muito importantes na criação de uma marca. Os elementos visíveis e os não visíveis. 

Os elementos não visíveis de uma marca são formados através dos valores que a sua marca tem e os posicionamentos que ela assume no mercado, é o que chamamos de Posicionamento de Marca.

Os elementos visíveis são formados através da Identidade Visual que você constrói para sua marca.

Esses dois elementos juntos tem o poder de criar uma marca não somente inesquecível, mas única e diferenciada de tudo que já existe no mercado!

Criação de Marca Pessoal

Neste artigo, vamos tratar da criação de uma marca pessoal. A sua marca! 

Pois trabalhando com Marketing Humanizado eu acredito que quando você é a cara da sua empresa, você consegue gerar muito mais conexão com as pessoas, e se tratado de Instagram, isso é essencial para te trazer resultados!

Eu por exemplo, sou a minha marca!

Identidade visual e criação de marca de dra gaby matos

Benefícios de Criar uma Marca Pessoal

Quando você trabalha sua marca pessoal, mesmo que seu negócio seja a revenda de produtos que milhares de outras pessoas, também revendem, você consegue se diferenciar do mercado porque apesar do produto ser o mesmo, você é única e especial, e isso faz toda a diferença do mundo!

Vamos aprofundar um pouco sobre esses elementos para que você possa entender direitinho tudo que precisa fazer para ter uma marca realmente inesquecível.

Posicionamento de Marca

Posicionamento de marca são os valores que sua marca tem e que deve passar através da sua comunicação verbal e não verbal. 

É tudo aquilo que a sua marca defende e acredita.

Os valores da sua marca estão intimamente ligados aos seus valores como pessoa. 

Definir de forma clara e concreta quais são esses valores é muitissimo importante, para trilhar toda estratégia de Marketing para o seu negócio.

Somente quando você tem clareza sobre o que acredita, é que você poderá transmitir isso para as outras pessoas e assim conseguirá atrair as pessoas certas que irão se conectar com você e com o seu negócio.

E são essas pessoas que se conectam com você que irão comprar de você!

Comunicação Visual

A comunicação  visual tem muito impacto na produção de conteúdo de qualidade. Quando falamos em conteúdo, falamos muito da parte visual também!

E sim, o design importa muito!

Quanto mais profissional for a aparência dos seus trabalhos, mais confiança vai gerar em seus cientes, pois ali o usuário já tem uma primeira impressão positiva de você ou de sua marca.

O conteúdo em si, ou seja, o valor do conteúdo é o que mais importa, mas a impressão visual conta muito, principalmente porque a maioria das pessoas tiram sim, conclusões precipitadas.

Identidade Visual

É a cara que sua marca tem no mercado. Todas as marcas têm um conjunto de características e elementos que fazem com que os clientes a identifiquem no mercado. 

Eles ajudam a marca a passar seus valores, missão e principalmente seu posicionamento no mercado. 

O cliente olha e sem nem pensar muito sabe que é você. 

Ela é a parte tangível (concreta, tocável) do seu negócio no mercado.

Você como pessoa física tem seus gostos, seu jeito de ser, sua forma de se vestir e de pensar. 

Tudo isso te torna uma pessoa única. É aquela coisa que faz a pessoa ver dizer: 

– Nossa! É a cara de fulano!

Cada um tem seu jeito de ser e com sua marca não pode ser diferente!

Você deve usar cores que se destacam do resto das pessoas da sua área mas que estão de acordo com os valores da sua marca!

Eu por exemplo, vejo a maioria das pessoas dentro do Marketing digital, usando muito o preto, azul ou cores escuras, então optei por cores mais vivas e alegres, como o amarelo e o rosa pink me diferenciando do resto.

Essas cores trazem para minha marca exatamente os valores que eu prego porque cada cor tem um significado e você também deve estar atenta a isso.

 

mulher fora do padrao

Não siga padrões!

Para criar uma marca autêntica você  não deve seguir padrões!

Você pode sim fazer alguns modelos de posts para suas redes sociais para facilitar sua vida, mas não faça posts muito parecidos entre si.

Isso causa o que chamamos de “Efeito Outdoor”, que é quando nosso feed fica com cara de loja de propaganda, parecendo algo estático e sem graça!

Além disso, quando você faz posts muito parecidos todos os dias, a pessoa que viu seu post anterior vai achar que é o mesmo post e nem vai se dar ao trabalho de parar para ver o que você colocou ali, porque ela acha que já viu antes!

Guia prático para definir sua Identidade Visual

A primeira coisa é pensar na sensação que sua marca quer passar!

Então responda a 03 perguntas:

  •   O que você quer transmitir?
  •   O que seu negócio quer transmitir?
  •   Qual valor que vc quer passar?
A partir daqui você vai pensar em como construir isso.

9 Benefícios de uma Identidade Visual bem definida: o que sua marca ganha com isso!

Produtos e marcas diferentes exigem linguagens diferentes e portanto identidades visuais diferentes porque esses produtos precisam passar mensagens diferentes mesmo que tenham o o mesmo objetivo final de vender.

Quando você tem uma identidade visual bem definida, você consegue:

  1. Criar uma identificação do consumidor com a marca;
  2. Facilitar o reconhecimento do seu produto ou serviço no mercado;
  3. Mostrar profissionalismo;
  4. Agregar valor ao seu negócio;
  5. Agregar sentimentos;
  6. Agregar emoções;
  7. Gerar Conexão;
  8. Gerar Confiança;
  9. Agregar conversões, ou seja, vendas!

Elementos de uma Identidade Visual

A identidade visual faz parte do posicionamento de marca.

 Existem vários elementos que compõem uma Identidade Visual, os principais deles são:

  • Nome
  • Logomarca
  • Tipografia
  • Paleta de cores
  • Elementos
  • Figuras ou imagens
  • Layout.

Vamos nos profundar um pouco em alguns desses elementos.

 

Nome e logomarca

O nome e a Logomarca são as primeira coisas que o cliente vai ver, e é portanto, a forma mais rápida de te identificar no mercado. 

É o primeiro contato do cliente com sua marca.

Sua Logomarca pode ser com seu nome ou o nome da sua marca e deve ser muito bem pensada. 

Deve ser algo simples mas que pode evoluir ao longo do tempo.

Sua Logo deve estar relacionada com o seu posicionamento de marca e alinhada com a mensagem que você quer passar.

Você poderá usá-la em todos os seus posts como uma marca d’água. Use também em seu cartão de visita, seja ele impresso ou virtual, e em todas as suas formas de comunicação!

Minha logomarca:

Eu falo de Marketing Humanizado e vou além disso na minha marca pessoal, trabalho o Marketing feito por amor pois acredito que esse é o caminho.

Trouxe isso para minha logomarca de várias formas como por exemplo quando uso meu apelido, Gaby, ao invés de Gabriela, o que gera mais aproximação e intimidade com as pessoas; um dos fundamentos do Marketing humanizado.

logomarca gaby matos

Elementos como o coração que representa o amor e o balão que representa a comunicação e o diálogo que também fazem parte do meu posicionamento de marca e portanto estão presentes na minha logo.

Também o Slogan escolhido: Marketing DiAmor ajuda a traduzir os sentimentos e valores que trago para minha marca.

Além das cores é claro! Que foram muito bem pensadas uma por uma de forma estratégica e intencional.

Tipografia

Tipografia é o estilo de letras que você vai usar!

A fonte que vc vai usar tanto em seu logo quanto nas suas publicações e publicidades.

É essencial que seja um conjuntos de letras que fazem sentido juntas, para não causar uma sensação de bagunça na sua comunicação. 

Escolha no máximo 03 tipos. Um que será usado para títulos, outro para subtítulos e o terceiro para o corpo do texto.

Assim como as cores, a Fonte da sua letra também passa uma intenção no que você quer transmitir; passa uma finalidade.

Tem fontes mais sérias para seu negócio e também as fontes fontes fantasias, a escolha de cada uma vai depender muito da mensagem que sua marca quer passar no mercado.

Paleta de Cores

A Paleta de cores é um conjunto de cores pré-definidas para o seu negócio que você irá utilizar em todos os seus posts.

Ela é composta geralmente por 3 ou  4 cores no máximo.

As cores, mais que as fontes transmitem sensações, sentimentos, emoções portanto estude um pouco sobre qa simbologia das cores pois é a partir delas que vamos trabalhar todo o conteúdo da nossa marca. 

É essencial que essas cores expressem aquilo que você quer transmitir através do seu negócio.

Você pode (e deve) dá uma passeada no Google e pesquisar sobre a simbologia das cores, o que cada cor transmite e significa, para que você escolha cores que fazem sentido e que sejam adequadas aos valores que sua marca quer passar!

O cliente tem que lembrar de seu perfil portanto, tenha consistência da escolha das suas cores e não fique mudando de cor igual você muda de roupa. 

Quando você está criando uma marca do zero, é muito importante usar a repetição das cores em tudo que você faz para assim você conseguir gerar uma identificação maior do seu cliente com a sua marca.

Eu tenho trabalhado minha paleta de cores a algum tempo e tendo feito isso todos os dias no meu perfil de forma consistente, tenho certeza que se você me segue no Instagram reconhece um post meu de longe né?

significado das cores

Orientações importantes na hora de escolher sua paleta de cores e criar sua identidade visual:

  1. Defina qual mensagem você deseja passar com a sua marca, cada cor tem um significado diferente, e portanto passa uma mensagem diferente!

  2. Pesquise sobre o significado de cada cor e veja qual delas combina com a mensagem que você deseja passar com a sua marca.

  3. Escolha uma cor principal e busque inspirações. Tenha referências para se inspirar! Busque no Pinterest ou em perfis que você admira dentro do próprio Instagram, marcas que você se idetifica e se inspire nelas!

  4. Se você ainda não tem muita habilidade com design gráfico, procure cores fáceis de combinar, usando por exemplo uma mesma cor com tonalidades diferentes.

  5. Use no máximo de 3 a 4 cores, incluindo também cores neutras como variações de branco, preto e cinza.

  6. Se você usar um template pronto, adapte-o à sua identidade visual, não faça do seu perfil um carnaval de cores, a menos que você queira vender o Arco-Íris.

  7. Cuidado com o contraste! Se você usar uma letra clara em um fundo claro por exemplo, ninguém vai entender o que você escreveu.

  8. Faça o que você pode agora e melhore com o tempo! Mesmo não estando do jeito que você gostaria ainda, quanto antes você testar e errar, mais rápido você irá entender o que funciona para você e irá acertar.

  9. Use Sites que podem te ajudar na escolha de sua paleta de cores como o Pinterest, Canva colors e Adobe Color

Comece com o que faz sentido para você hoje!

Existem outros elementos que você poderá usar para definir sua identidade visual, mas tendo esses itens principais definidos.

Você já poderá começar o seu kit de marca, um portfólio simples que irá conter a sua logo, as fontes das letras que você vai usar e o código das cores da sua marca.

É essencial que você tenha isso definido mas essa escolha não precisa ser definitiva, pois marcas, assim como pessoas, mudam ao longo do tempo, para atender melhor seus clientes e trazer melhores resultados para a empresa!

Comece usando aquilo que faz sentido para você hoje, depois aprimore ao longo do tempo, até ficar de uma forma que expresse exatamente aquilo que você deseja para sua audiência e que te traga também bons resultados.

O importante é começar! Pois só depois de ver tudo isso pronto você irá descobrir no dia a dia se é realmente isso que você quer, se tudo isso reflete a sua cara e a cara da sua marca!

2 Comentários


  1. This is a topic which is close to my heart… Many thanks! Exactly where are your contact details though?

    Tradução: Este é um tema que me toca no coração… Muito obrigado! Exatamente onde estão seus detalhes de contato?

    Responder

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